Contratar um advogado para auxiliar na solicitação de benefícios no INSS é a opção mais vantajosa por várias razões.

Em primeiro lugar, é livre qualquer cidadão requerer o benefício no INSS, tanto ir à agência solicitar fisicamente, como pelo site do MEU INSS, por isso questiona-se, por quais motivos procurar advogado para dar entrada nos benefícios ao invés de só fazê-lo quando este for negado?
A procura de um advogado especialista a fim de acompanhar o requerimento do benefício permite que o requerimento tenha mais fundamentos que podem ser importantes, se no futuro, o INSS negar o benefício. Ao recorrer da decisão do INSS na via administrativa e mesmo se preferir a via judicial, ajuda muito um pedido muito bem fundamentado, muitas vezes com informação de leis, decretos, portarias ou instruções normativas que esse advogado especialista está mais habituado em tratar.
Importante lembrar que quando o INSS informa o resultado do pedido do benefício ou solicita diligências, o cidadão tem 30 dias úteis para recorrer na via administrativa, sendo que para parte da advocacia pode ser importante estrategicamente e é essencial o máximo de tempo possível para o advogado especialista para analisar o melhor caminho a se tomar.
Além disso, o advogado especialista sabe os caminhos para que o processo corra o mais rápido possível.
Por isso, recomenda-se a procura de advogado desde do início do requerimento do INSS, já que se pode ter perda financeira, obrigando ao advogado posteriormente requerer uma nova entrada ao benefício.